Lisímetro de pesagem
clique nas fotos para ampliá-las

O solo tem um papel fundamental para muitos estudos ambientais devido às suas múltiplas funções, especialmente para o equilíbrio de água no solo, qualidade da água, produção de alimentos, clima, silvicultura e conservação do ecossistema.
Os solos são diferentes, heterogêneos e altamente complexos. Portanto, é um desafio extrapolar os resultados do laboratório para o campo, leituras pontuais para grandes áreas ou calibração de modelos para áreas expandidas.
Metodologias de análise e instrumentação devem estar bastante alinhadas com os objetivos do projeto de pesquisa. Por este motivo, os instrumentos desenvolvidos pela empresa alemã UMS, com know-how adquirido em anos de trabalho, atendem a estas necessidades.

O Lisímetro de Pesagem para laboratório é um exemplo de instrumento desenvolvido para atender às necessidades mencionadas acima. Em uso didático ou pesquisa é possível, além de outras, a análise da relação solo e água, fluidez, transporte de substâncias, absorção e comportamento tampão, curvas de retenção, condutividade, calibração de sensores e biorremediação.