Compreender para inovar  
 
 
 
 
Q-Box CO650
clique nas fotos para ampliá-las

O pacote Q-Box CO650 para análise de fotossíntese, respiração e condutância estomática de plantas pode ser usado em folhas destacas ou não. A operação do sistema envolve a utilização de um analisador infravermelho de CO2 para medidas das diferenças da concentração de CO2 na entrada e na saída da câmara de amostra, o que permite o cálculo da taxa de fixação fotossintética de CO2. O método pode também ser usado para medir a evolução de CO2 com relação à influência da luminosidade, a partir da folha adaptada ao escuro (respiração no escuro) ou na luz (fotorrespiração). Um sensor de umidade e temperatura para medidas da umidade relativa do ar, na entrada e na saída da câmara de amostra, permite em conjunção com a análise da troca gasosa o cálculo das taxas de transpiração foliar.
No sistema uma fonte de luz LED fornece radiação fotossinteticamente ativa para a folha, com geração mínima de calor. É possível também cálculos de condutância estomática e medições de temperatura na folha.
Concebido para uso a campo (necessário conjunto de bateria) ou em labortatório. O Q-Box CO650 é fornecido pela fabricante canadense Qubit Systems acondicionado em uma mala de transporte de altíssima resistência, à prova de intempéries, com todos os analisadores instalado em um único gabinete.