WinCELL
clique nas fotos para ampliá-las

Sistema com software para análise de células WinCELL, fabricado pela empresa canadense Regent Instruments, é um sistema de aquisição de imagens desenvolvido para uso em microscópio, nas análises da anatomia de células de madeira como alternativa aos métodos com Raios-X. A densidade, cor e mecânica estão relacionadas à estrutura da madeira, que por sua vez possui relação com o clima. Estudando-se a distribuição por tamanho e a proporção de paredes das células radiais (Traqueídeos), pode-se avaliar a qualidade da madeira.
Analisadores de imagem, não desenvolvidos especificamente para medidas de células de madeira, não são capazes de gerar dados confiáveis para estudos dendrocronológicos. Estes sistemas normalmente desconsideram informações relativas ao processo de formação dos anéis anuais de crescimento e da estruturas de suas células. O sistema considera, por exemplo, que uma parede entre duas células adjacentes deve ser dividida em dois, para cálculo do comprimento das células, determinação lenho inicial e largura do anel.

As configurações versáteis do WinCELL permitem análises de diferentes espécies de madeira (vasos de folha caduca e linha radial de traqueídeos de coníferas), suportando diferentes modos de análise, automáticas e manuais. Esta última permite que sejam selecionadas linhas de células, para que sejam analisadas de uma forma que simule o tradicional método trachedoid. Possibilita a manipulação de células incompletas, para que elas não interfiram sobre as medições da média.